SOBRE NÓS

Breve histórico da Entidade:
               O VICC – Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer é uma associação de voluntários, sem fins lucrativos, que iniciou oficialmente as suas atividades no dia 02 de julho de 1998. Não recebe verbas de nenhum órgão público para esse trabalho assistencial e são mais de 1.800 pacientes cadastrados em nossa sede.
                   Tem por objetivo atender os doentes portadores de câncer, carentes, moradores em Itararé, ajudando-os no tratamento dessa doença da maneira mais rápida e eficiente possível. Esse atendimento inclui o fornecimento de medicação, pagamento de consultas e exames de urgência, fornecimento de frutas, legumes e verduras (parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária do município) e distribuição semanal de fraldas geriátricas e caixinhas de leite integral longa vida. Em alguns casos são fornecidos também cadeiras de roda, cadeiras de banho, cama hospitalar, colchão caixa de ovo, muletas, enfim o que puder melhorar a qualidade de vida desses pacientes cadastrados em nossos arquivos.
                   São aproximadamente 25 voluntários, não remunerados, que se desdobram para conseguir recursos para fazer frente às despesas que o VICC tem. Realiza eventos como jantar dançante, ação entre amigos, etc… Têm associados que contribuem mensalmente através de carnês, tem um bazar permanente de usados na Rua XV de novembro nº 995. Graças ao apoio da comunidade que sempre se sensibiliza com o trabalho do VICC é que consegue, com muita luta sobreviver e continuar ajudando aos doentes que já sofrem tanto com essa devastadora doença.
                   Sua sede funciona das 07:00h às 17:00h de segunda à sexta-feira, na Rua Pedro de Alencar nº400, telefone da Sede Social (15) 3532-6048, e do Ambulatório (15)3531-1029/03531-3383.
                   Pertence à rede de voluntários do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (SP), centro de referência no tratamento de câncer do País, para onde são encaminhados os pacientes depois de uma consulta preliminar no ambulatório do referido hospital, existente em nossa cidade. A atual presidente da Entidade é senhora Sandra Eloisa Cavazotti Salgadinho
SOBRE O AMBULATÓRIO:
Em 2001 a Fundação Amaral Carvalho começou a estimular a criação de redes de voluntários para auxiliar pacientes carentes com câncer. Notou-se que apesar do paciente fazer o tratamento as chances de cura ou aumento de expectativa de vida não progrediam, esse resultado negativo era porque esses pacientes na verdade não tinham a alimentação adequada que o tratamento exigia e nem tomavam os medicamentos necessários porque não tinham condições financeiras.
Visto essa dificuldade um grupo de familiares e amigos de pacientes se uniu, então se iniciou um trabalho voluntariado para levantar fundos, os quais eram destinados aos pacientes carentes, então surgiu os Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer (V.I.C.C.) que somente após 08 anos de trabalho passou a existir legalmente.
Neste mesmo ano a Fundação Amaral Carvalho também criou as Unidades Avançadas, que eram ambulatórios com o objetivo de diagnosticar, dar apoio aos pacientes em tratamento, e prevenir o câncer.
Uma Unidade Avançada foi inaugurada em Itararé, porém existia uma dificuldade a ser superada, que era conseguir que os pacientes sob suspeita de câncer realizassem os exames necessários através do SUS, com maior rapidez, sendo essa essencial para o diagnóstico da doença.
A rede de voluntários passou então a custear também os exames para diagnóstico além dos medicamentos e alimentação, para diminuir esses custos começou então um trabalho para aquisição de aparelhagem para exames e procedimentos mais simples que poderiam ser realizados na própria unidade de saúde, visto que o Hospital Amaral Carvalho passou a ser referencia oncológica e só aceitar para tratamento SUS pacientes com biópsia confirmando câncer.
Sem recursos para continuar o trabalho, a Fundação decidiu encerrar as atividades das Unidades Avançadas. Como as atividades da Unidade de Itararé já tinham se mostrado satisfatórias a Prefeitura e o V.I.C.C. se uniram para num esforço em conjunto manter o ambulatório funcionando.
A Prefeitura libera uma verba mensal de R$ 23.072,00 destinada ao pagamento dos funcionários do Ambulatório, dos médicos, aluguel do prédio, contas de água, luz e telefones. Fornece também o transporte dos pacientes até Jaú/SP, onde é realizado o tratamento.
Os serviços oferecidos pelo Ambulatório são:
1 – Programa de Prevenção do Câncer de Útero
2 – Programa de Detecção Precoce do Câncer de Mama
3 – Programa de Prevenção do Câncer de Próstata
4 – Programa de Prevenção do Câncer de Pele
5 – Apoio e suporte ao paciente oncológico